Club de
Itaú de Minas
HISTÓRICO - ROTARY CLUB DE ITAÚ DE MINAS – DISTRITO 4540
No ano rotário 1997/1998 era presidente do Rotary Club de Passos, Eduardo Pereira de Mello e Governador Distrital, Aberides Rosário Pitelli, quem solicitou do rotariano passense Lázaro Jerônimo Lemos (Lazito) a mobilizar os líderes de Itaú de Minas para a formação de um clube de Rotary na cidade. Assim, o primeiro Itauense a ser convidado foi o gerente administrativo na companhia de cimento Portland Itaú, Roberto Barbieri. Este, por sua vez, contactou o farmacêutico bioquímico Abrão Fadul Junior e o gerente administrativo Marcos Salviano dos Reis e outros líderes na comunidade.
Em 17 de abril 1997, apadrinhado pelo ROTARY CLUB DE PASSOS o ROTARY CLUB DE ITAÚ DE MINAS foi instalado na cidade de Itaú de Minas e no dia 30 de junho do mesmo ano foi admitido em ROTARY INTERNACIONAL. Foram fundadores os companheiros Abrão Fadul Junior (1º presidente), Antônio Carlos da Silva, Antônio Mariosa Martins, Celso Teixeira dos Santos, Donizeti Antônio Bárbara, Eliandro Guiraldelli de Souza, Jefferson Pereira de Castro, João Marcos Bonfim, José Jorge Avelar, José Roberto Almeida, José Severiano Macedo, Márcio José Reis, Marcos Salviano dos Reis, Neilhamilton José Pereira, Nilson Francisco de Lima, Norival Francisco de Lima, Otacílio Teixeira Neto, Ricardo Teixeira Neto, Roberto Barbieri, Sandro Pacheco e Sebastião Luiz Queiroz.
Na sequência, os presidentes foram Abrão Fadul Júnior, Roberto Barbieri, Sandro Pacheco, Alexandre Paschoini Silva, Marcos Salviano dos Reis, Sandro Médice de Oliveira, João Marcos Bonfim, João Batista Duque, Norival Francisco de Lima, Donizeti Antônio Bárbara, Marcelo Resende de Oliveira, Alexandre Henrique da Silva, Geraldo Gladstone de Oliveira, Daniel Aparecido Amorim, Cleber Santos Silva, Douglas Antônio Martins, Flaviano Moura de Oliveira, Sergio Cruz Gomes, Marcelo Moragas Puglia, Moacir Aparecido de Oliveira, Calebe Chaves Arantes de Freitas, Willian Ferreira da Silva, Rogério Garcia Stefanelli, Cristóvão de Souza Oliveira e atualmente: Danila Aparecida Proença Freitas.
As primeiras reuniões do Clube aconteceram no SORAI, posteriormente no CLUBE DE MÃES e SITICON, até que na gestão 2000/01 presidida pelo companheiro Alexandre Paschoini o clube passou a se reunir em sua sede, prédio cedido pela prefeitura, à Rua Dr. José Balbino nº 167, onde se reúne até hoje.
Como todo clube de Rotary, o Rotary Club Itaú de Minas sempre valorizou o companheirismo, não deixando de lado os projetos que são desenvolvidos em prol da comunidade. Dar de Si Antes de Pensar em Si, lema que leva o rotariano a estender a mão ao próximo, com alvo voltado para a Prova Quádrupla, sempre foi primazia do Rotary Club Itaú de Minas.
O Distrito deu ao clube, que faz parte do grupo 4, vários orgulhos: o de reconhecer o crescimento dos sócios além do âmbito do clube fazendo dos companheiros Sandro Pacheco, Sandro Médice, Geraldo Gladstone, Sergio Cruz Gomes, Calebe Freitas Governadores Assistentes do Governador Distrital, no grupo. Além de vários cargos de destaque a nível distrital.
Pensando na família, principalmente as que têm em casa alguém especial, o Rotary Club de Itaú de Minas abraçou a causa, auxiliando na criação e na manutenção, com auxílio da comunidade e outras entidades, a APAE de Itaú de Minas, “Menina dos Olhos do Clube”, que em breve estará em sua sede própria, graças aos esforços da comunidade Itauense, poder público municipal e do Rotary Club de Itaú de Minas.
O clube conta com um dos mais valiosos programas de Rotary que é o Interact Club Itaú de Minas, formado na gestão do companheiro João Batista Duque, por adolescentes de 12 a 18 anos, líderes em suas atividades, principalmente na escola. Além, ainda pensando nas Novas Gerações, na gestão do companheiro Sandro Médice, fundou-se o Rotaract Club Itaú de Minas, formado por jovens de 18 a 30 anos, que são líderes e, por sinal um dos mais expressivos do Distrito 4540. Contamos também com o valoroso apoio das Damas da Casa da Amizade, formando assim nossa família rotária de Itaú de Minas.
O Rotary Club de Itaú de Minas patrocinou também o NRDC (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário) que se transformou no Grupo Itaú Recicla e atua com agentes nas atividades de coleta de Materiais Recicláveis.
O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International também foi desenvolvido em Itaú de Minas, tendo o Clube enviado 4 jovens itauenses para o exterior e recebido 4 intercambiários em nossa cidade, oriundos de diferentes nacionalidades.
A base da família sempre foi lembrada pelo clube e, passou a fazer parte do calendário, a comemoração do dia das mães e do dia dos pais, homenageados, em festivas exclusivas, anualmente, uma mãe e um pai, escolhidos em assembleias, representando todas as mães e todos os pais de nossa comunidade. Além do mais, outros projetos que, ao longo da vida do clube, foram destaques: -Campanha do agasalho; - Campanha da Gelatina; -Pizza do Rotary; -Campanha de doação de órgãos, sangue e medula; -Campanha de vacinação contra pólio; - Testes de Hepatite; - Doações a entidades de nossa comunidade; -Semana da saúde bucal; -Campanha Cidade Limpa; -Natal da Criança Carente; - Projeto Recicla Kids; -Palestras profissionais; Homenagem ao Profissional do ano; -Tradicional Feijoada em prol da APAE e outros.
Em uma das edições do “concurso de monografias para professores”, da Revista Rotary Brasil, o professor Edson Moraes Poscidônio deu ao clube a alegria de conquistar o 4º lugar, a nível nacional. Já em outras edições, o Rotary Club Itaú de Minas conquistou o “prêmio eficiência”, ou seja, foi o clube que mais número de trabalhos enviou para a banca examinadora do concurso. Conquistamos também o troféu Aylton Ricoy de Oliveira como maior crescimento do quadro associativo e muitos outros prêmios e conquistas. Além das várias vezes em que fomos agraciados por elaborar relevantes projetos para nossa comunidade agraciados pelos subsídios distritais.
Outra atividade que o Rotary Club Itaú de Minas desenvolveu junto à comunidade foi a Campanha pró-construção do Hospital Regional do Câncer de Passos, tendo, para a edificação, rendas dos seguintes projetos, dentre outros: -Camisetas alusivas à campanha, que envolveu a comunidade; -Um belo show com o cantor Moacir Franco, no Itaú Esporte Clube; -A integração cultural com a participação do lançamento do livro de autoria do Itauense Dr. Alberto Kirchner de Andrade; -Leilões de gado; -Bingos, -Quermesses.
Foram muitas conquistas ao longo desses 25 anos que com certeza já deixaram o nome do Rotary Club de Itaú de Minas gravados no mais alto nível do nosso distrito, no Rotary International e principalmente em nossa comunidade.
Temos o orgulho de ter em nossa comunidade um Clube de Serviços da maior organização não governamental do Mundo. Tendo adolescentes, jovens, mulheres e homens dispostos a trabalharem em causas comunitárias, beneficentes, filantrópicas e humanitárias, buscando a promoção da paz mundial e a melhoria da nossa comunidade de Itaú de Minas.
Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.
Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.
Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.
Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago.
Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.
Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.
Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.
Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".
Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.
Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.
Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:
O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.
História
Presidentes
Conselho Diretor
Comissões de Trabalho
Mensagem do Presidente
Associados
Intercambiados
Rotary International
Brazil Office
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios
Projetos
Doe
Empresa Cidadã
Seguro Solidário
Polio Plus
Global Rewards
Equip. Ortopédicos